Embalagem para Faixas de Graduação Taekwondo

User Experience Design para além das interfaces digitais: aprimorando a experiência de receber uma nova faixa de taekwondo.

O processo de evolução dentro de diversas artes marciais é balizado por faixas coloridas. Durante o processo de aprendizagem, cerimônias de graduação acontecem periodicamente para que os instrutores possa avaliar o crescimento do estudante, em termos de técnicas, maturidade, concentração, etc.

A pedido da ATA Campeche Martial Arts, franqueada da maior entidade de Artes Marciais do mundo, a experiência de receber uma nova faixa foi totalmente repensada. Entre as alterações implementadas, foi criado um cartucho de papel para a faixa. Além da identificação personalizada de cada faixa, com o nome do aluno e a cor da faixa, o cartucho contava com uma mensagem interna para o estudante e sua família.

A mensagem personalizada, escrita pelo instrutor responsável, é acompanhada de detalhes sobre a nova faixa: ideogramas orientais e o nome em coreano da próxima etapa a ser vencida, bem como detalhes dos desafios técnicos que virão.

Desta forma o aluno poderá tanto guardar para sempre as palavras do mestre em cada etapa vencida (com cartas personalizadas e que refletem cada momento vivido dentro daquela arte marcial), quanto visualizar os desafios futuros, servindo como incentivo e motivação.